Andar com passaporte enquanto viajo? E se perder?

Devo andar com o meu passaporte enquanto viajo ou posso deixar no hotel? E se o perder como devo proceder?

Todo mundo já se fez essa pergunta, e cada um tem uma resposta. É uma situação bem delicada, e um dos maiores medos de qualquer viajante é perder o passaporte ou passar por situações chatas e que podem dar dores de cabeça ou podendo colocar em risco toda a viagem. Para minimizar esses riscos, algumas pessoas deixam o passaporte  no hotel e levam consigo uma cópia. Mas depende também do tipo de hotel em que se está hospedado. Isso porque locais mais simples, como albergues, tendem a oferecer mais riscos do que estabelecimentos de luxo, já que nestes o fluxo de pessoas normalmente é limitado e controlado por câmeras, e mesmo assim eu prefiro andar com o passaporte sempre em mãos, nas bolsas internas(doleiras), nunca na bolsa de mão. 

Nós sabemos que alguns cofres em hotéis são abertos com a senha mágica – que surpresa – por isso não me sinto segura, o que costumo fazer sempre é ter algumas cópias dos meus passaportes e deixar dentro até das malas, pois se por acaso algum dia a mala for extraviada, como já aconteceu uma vez, isso me ajudou muito na localização da mala,  sempre deixo em cima de todas as roupas a copia do passaporte aberto com meus dados(nome completo, telefone e hotel). 

É importante destacar que cada país tem um jeito para tratar do assunto da forma como melhor entender. E mesmo assim, a autoridade policial, que estará em contato com você, é quem, naquele momento, tem a palavra final sobre o assunto. 
A embaixada dos Estados Unidos diz que não existe uma regra para andar ou não com o passaporte em mãos, você pode se locomover pelos Estados Unidos portando seus documentos da maneira que achar melhor. Caso seja abordado por alguma autoridade, você deverá proceder de acordo com o que lhe for pedido. 

Perdi o meu passaporte. O que fazer?

Já perdi meu passaporte quando estava chegando a Buenos Aires, perdi dentro do voo, a minha sorte é que eu estava com minha identidade, fiquei desesperada, é uma situação horrível, mas o importante é manter a calma. O Principal a fazer é registrar um boletim de ocorrência e ter o endereço do Consulado Brasileiro de onde você está para dar baixa no seu documento. Neste momento, você tendo a cópia do seu passaporte, ou no celular ou em mãos, é importantíssimo, pois você precisará fornecer todos os dados dos documentos.

No meu caso eu poderia sair do país com a identidade(como entrei no país com a identidade), mas caso você esteja em um país onde não é permitido entrar dessa maneira, você poderá acessar o site do Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores, preencher um formulário solicitando um novo passaporte, imprimir o recibo do consulado onde será processado o pedido de um novo documento, lá você pagará uma taxa e o seu novo passaporte ficará prontos em dias. Ou você também poderá solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil(ARB), gratuito emitido na hora, com ele você consegue embarcar para o seu país tranquilamente sem medo.

Mas cuidado, se você tiver fazendo escalas e perder o seu passaporte, se precisar de vistos, terá que ir ao consulado de destino e especificar o que ocorreu e retirar um novo. 

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Rafaella Machado
Rafaella Machado
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.
Leave a Comment