Câmbio no Atacama, o que vale a pena?

Uma das principais dúvidas é qual moeda é melhor levar para o Atacama. Dólar, peso ou real? Vale a pena sacar dinheiro e levar em espécie? Qual a cotação em San Pedro? Dá para se virar com cartão de crédito? Para acabar com essas dúvidas e facilitar seu planejamento, decidi responder as perguntas e o que vale a pena. 

Se a sua viagem fizer escala em Santiago, você ainda vai se perguntar “será que vale mais a pena trocar em Santiago do que em San Pedro? O que eu faço?”
Sinceramente, não vale a pena aproveitar o tempo de sua escala para ir ao centro de Santiago para trocar os reais por pesos chilenos. Assim como, também não vale a pena cogitar a possibilidade de trocar no aeroporto pois a cotação costuma ser a pior de todas.

Cheguei no Aeroporto, e agora?

Ao desembarcar no aeroporto de Calama, antes de chegar a San Pedro de Atacama, você não pode esquecer de fechar o transfer para São Pedro de Atacama. Esse deslocamento tem um valor padrão entre as empresas que operam o trecho de 100km entre as duas cidades. Existem diversas empresas que fazem esse passeio, mas indico a empresa Transfer Pampa. Fiz o passeio com eles e não tive problema com as malas. Eles são pontuais, enviam e-mail no dia anterior confirmando seu transfer da volta e são super atenciosos.

Reserve já o seu hotel no Atacama e garanta os melhores preços!

Todas as empresas aceitam pagamento em cartão de crédito, mas sempre é bom ter pelo menos um pouco do dinheiro local para qualquer eventualidade. Você pode trocar o mínimo necessário antecipadamente numa casa de câmbio do Brasil.

As casas de câmbio em São Pedro do Atacama ficam na rua Toconao, uma das ruas perpendiculares a Caracoles (principal via). Muitos são estabelecimentos onde também funcionam outro tipo de comércio, como lojinhas e etc. A maioria das casas de câmbio tem placas do lado de fora e ficam uma ao lado da outra. É super fácil entrar e perguntar a cotação para comparar preços entre elas. Todas aceitam real e dólar (dólar são mais chatos aceitarem, a nota tem que estar limpinha, lisa), e eles também trocam pesos bolivianos, pesos argentinos ou euro. 

Veja Sem Medo | Como chegar no Atacama

Qual moeda levar? 

O real tem uma boa cotação, pode levar sem problemas. O dólar é uma moeda bem forte mas, como disse acima, são chatos de aceitar. Se você já tiver dólares em casa, ok! Mas, fora isso, acho que não vale a pena, não compensa. A dica sem medo: como é tão fácil trocar real por peso chileno, opte por essa opção. Eu levei um pouco de dinheiro quando sai do Brasil e fui trocando nas casas de câmbio, até para não ter que voltar com pesos para o Brasil. 

O que você pode fazer para economizar mais ainda é consultar a cotação diária do dólar no site do Banco Central do Chile, na seção de indicadores, e também perguntar para a agência onde você fará os passeios qual a cotação utilizada. 

Cotação Março 2019.
R$100,00 – 16.600 Pesos Chilenos.
R$300,00 – 450 Pesos Bolivianos.


Veja Sem Medo | O que levar para o Atacama

Cartão de crédito em São Pedro de Atacama, vale a pena?

Usei algumas vezes o cartão de crédito. Hotéis, restaurantes, agências e até mesmo lojas de artesanato costumam ter a maquininha, embora alguns possam cobrar um valor adicional para utilizá-la. Entretanto, não deixe de avaliar as condições do seu banco e verificar se vale a pena utilizar o cartão no Atacama. Ah, e não esqueça de habilitar o “uso no exterior” para uma emergência. 

Caixas Eletrônicos no Atacama?

Em ultima opção, você também pode utilizar os caixas eletrônicos que ficam na rua Gustavo Le Paige, próximo à praça e do BCI, na esquina das ruas Caracoles e Vilama, ambos com caixas eletrônicos. Os saques também resultam na cobrança extra de 6,38% do IOF.
Além disso, cada vez que você retira dinheiro é necessário pagar uma taxa da Redbanc, sistema interbancário dos caixas eletrônicos chilenos, dependendo do banco.

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Rafaella Machado
Rafaella Machado
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.
Leave a Comment