Conhecendo o Fim do Mundo: Ushuaia

Post:
Compartilhe:

Última cidade da Argentina, conhecida como a capital da Província da Terra do Fogo, muitos a conhecem como a Terra do Fim do Mundo. É uma cidade pequena, que atrai muitos turistas do mundo todo. Cheguei num domingo, quando a maioria das lojas estavam fechadas, mas nada de desânimo! Desci com a vontade de tirar muitas fotos e de registrar cada momento da viagem para vocês. Saí pelas ruas para fotografar a cidade cercada pela Cordilheira dos Andes por todos os lados.

Em Ushuaia as estações do ano são bem atípicas. O verão é entre os meses de dezembro a fevereiro, mas o clima é bem diferente do Rio de Janeiro. Nos meses mais quentes do ano a temperatura máxima chega em média 10°C e durante o inverno a sensação térmica pode chegar facilmente ao negativo.


A cidade cresceu muito de 2015 para 2020, o turismo continua sendo o principal setor da economia local, recebendo diversos turistas do mundo todo, mas também alguns brasileiros. Grande parte de brasileiros vão em julho por conta da alta temporada de ski aberta. Cruzeiros turísticos e expedições com destino ao polo sul aportam diariamente na cidade. Foi bem incrível a experiência de visitar as cidades em duas situações diferentes, uma no inverno (no pico do inverno, em julho) e outro momento, no verão (em  pleno fevereiro). O mais incrível é poder nas duas épocas se divertir e conhecer os diferentes climas.

Toda a rede hoteleira cresceu bastante, há opções e gostos para todos os bolsos, de hostels à hotéis de 6 estrelas. Além de lojas, casinos, restaurantes dos mais variados gostos espalhados pela San Martín e ruas próximas, fazendo daquela a principal rua da modesta zona turística de Ushuaia.

Você sabia que Ushuaia só tem três acessos? Uma única estrada, a famosa Ruta Nacional 3, um único porto e um aeroporto. Por ser bem pequena e ter suas fronteiras bastante controladas, a sensação de segurança é muito forte. A cada esquina há um policiamento. Todas as vezes que eu fui, a impressão foi a melhor possível! Andamos tranquilamente com câmeras e em momento algum nos sentimos inseguros.

Para chegar em Ushuaia o trajeto é um pouco cansativo, mas vale super a pena. Saindo do Rio de Janeiro ou da Grande São Paulo com destino a Buenos Aires, onde você pode fazer conexão ou optar por pegar o voo seguinte para Ushuaia. Lembrando que dependendo do tempo de deslocamento de voos (entre aeroportos em Buenos Aires) você precisa verificar se não vale a pena pernoitar em Buenos Aires e no dia seguinte seguir para Ushuaia. Lembrando que pode ocorrer troca de aeroporto.

Onde se hospedar em Ushuaia

A Aerolineas Argentinas fornece gratuitamente o serviço de translado para os clientes que precisam trocar de aeroporto. Um deles é o guichê da Tienda Leon, empresa conveniada à Aerolineas que realiza o transfer entre os dois aeroportos. Chegando ao guichê, basta apresentar o ticket ou reserva do seu próximo voo e eles fornecerão um voucher que lhe dá direito ao translado. Os ônibus da Tienda Leon com destino ao Aeroparque saem de um ponto em frente ao terminal C.

Fique atento pois a distância entre os dois aeroportos é bem grande e durante a semana pode haver engarrafamento no caminho. Demoramos cerca de 40 minutos para fazer o trajeto em um sábado com trânsito livre.

Em Ushuaia, verifique se você terá direito a transfer. Geralmente quando você faz algum passeio com a Brasileiros em Ushuaia, você tem direito ao transfer in/out ou na sua hospedagem.

Fizemos todos os passeios com a Empresa Brasileiros em Ushuaia, uma das principais agências de turismo da Terra do Fogo, que recebe mais de 10 mil turistas na região com excelentes tipos e estilos de passeios na cidade.

O que conhecer em Ushuaia? 

Trem Fim do Mundo | Glaciar Martial 

O Parque Nacional Terra do Fogo, criado em 1960, é dividido pela reserva natural e possui acesso limitado. O Parque tem pontos paisagísticos, reserva natural onde preserva a fauna e flora típicas da região, com o Trem do Fim do Mundo (sendo um passeio opcional), passando por paisagens maravilhosas, lagos congelados e visual deslumbrante.

A Reserva Provincial Ilha dos Estados tem importantes sítios arqueológicos e antigas instalações históricas. Ali se localiza o Farol de São João do Salvamento, declarado monumento nacional. O passeio dura cerca de três horas.

A Partir de Ushuaia saem muitos cruzeiros para a Antártida, que são oferecidos e comercializados por diversas agências locais da região. É o caminho mais rápido para embarcar. Há três rotas diferentes que vão até as Ilhas Malvinas, e valem muito a pena. Esse tipo de roteiro não é barato e só acontece no verão.


Seguros Promo

Pela Agência Brasileiros em Ushuaia você pode conhecer Ushuaia de um jeito especial e bem diferente. Um dos passeios que fiz com eles foi o Mega Tour Verão, onde você conhece todo o Parque Nacional Trem do Fim do Mundo incluindo almoço, bar de gelo e Glarciar Martial. O passeio dura o dia todo e valeu super a pena!

Confira como foi a experiência Mega Tour Verão

Passeio de Catamarã – Canal Beagle

A Navegação pelo Canal Beagle  é um dos passeios mais incríveis que você precisa fazer quando chegar em Ushuaia. Mas atenção: não se esqueça de um casaco! A temperatura oscila bastante com frio e o vento, mas nada que desanime os passeios e você pode ainda conhecer os animais de pertinho como leão marinho e aves. 

Clique aqui para comprar seu passeio do Canal Beagle

Certificado Fim do Mundo e Carimbo no Passaporte

Não deixem de passar na Secretaria da Cidade de Turismo em Ushuaia e solicitar o certificado da cidade mais austral do mundo. É de graça.  E não deixe de escolher também o carimbo de Ushuaia no seu passaporte, que também é gratuito.

Museu Antigo Presídio da Cidade de Ushuaia

Para quem tem curiosidade de conhecer um pouco mais a história de Ushuaia, no Centro, início da Av. San Martin, está o Museu Marítimo, o antigo presídio da cidade, e o Museu Yamana, Museu do Fim do Mundo e o Museu da Cidade.

Pinguinera Terrestre

Esse é um dos passeios mais incríveis no verão que você DEVE fazer ao chegar no fim do mundo. Se o seu sonho da vida é conhecer os pinguins de perto, andar com eles e conhecer realmente como eles vivem, esse é o lugar!!. Esse passeio vale super a pena, cada momento!!! Assim que cheguei em Ushuaia já reservei junto com a Brasileiros em Ushuaia esse passeio. Não deixe para reservar muito em cima da hora, pois ele acaba muito rápido.

Além dessas opções acima, no inverno funciona na cidade uma ótima Estação de Ski. Ideal para quem busca atividades de ski e snow.

O Cerro Castor

No Centro de Ski Cerro Castor você encontra atividades de todos os tipos: patinação, escaladas, passeios 4×4.

Além desses passeios são ótimos também a caminhada noturna e o sobrevoo de helicóptero pela Cordilheira dos Andes.

A estação de ski fica a 26 km centro de Ushuaia, e para chegar lá, são apenas 30 minutos de carro por uma estrada totalmente asfaltada. O Cerro Castor conta com uma das temporadas de esqui mais longas da América do Sul, que começa em meados de junho e se estende até o começo de outubro.

O Cerro é composto por 28 pistas para todos os níveis. A área para quem está aprendendo tem o apoio de três magic carpets, aquelas esteiras que facilitam a nossa vida quando estamos começando. Além disso, a estação também tem seu snowpark, esqui e snow fora da pista para os mais aventureiros, 10 meios de elevação, 600 hectares esquiáveis e um jardim infantil.

Experiência Antártica

Você já se imaginou viver ou ter uma experiência na Antártica? Em Ushuaia é possível!! E gratuitamente. Em frente ao porto da cidade você pode ter essa experiência apaixonante. Ainda conhece um pouco mais da história da Antártica, além de entrar em um simulador que vai te levar na Antártica de verdade e interagir com pinguins. É bem legal!! A experiência é aberta a partir de 12h30 para grupos de 12 pessoas a cada meia hora.

Curtiu o nosso review sobre Fim Mundo, Ushuaia? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe com outros viajantes a experiência!

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Postado por:
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.
Deixe seu comentário