Conhecendo o Hisgeopar

Viajantes queridos vocês conhecem o Hisgeopar? Hoje vou mostrar para vocês a interessante ideia desse parque para vocês conhecerem um pouco mais da história do Paraná e curtirem com a família e crianças.

Esse parque conta a história do Paraná com reproduções minúsculas de atrações turísticas com maquetes em movimento da Litorina, das Cataratas do Iguaçu, da Usina de Itaipu, e das principais construções das cidades paranaenses desde os tempos dos índios até o fim da Sete Quedas, mostrando como se deu a colonização e o desenvolvimento do Paraná em estruturas motorizadas que chegam a ser até 1500 vezes menores do que as originais, isso tudo faz parte do Acerto do Parque Temático Paraná Encantado Hisgeopar, que fica em direção a Morretes pertinho de Curitiba.  

Não deixe de ler nosso Roteiro por 5 dias em Curitiba.

O que achei bem interessante é a réplica da centenária da estrada de ferro, com mais de 7metros de comprimento, a miniatura da Maria Fumaça, a barragem da usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. Com escala 1500 vezes menor que a original,  um sistema de comportas de água que abrem e fecham mostrando como ocorreu a inundação das Sete Quedas, que ficaram submersas quando a barragem foi construída.

As miniaturas que contam a história do Paraná foram fabricadas em Marmeleiro, no sudoeste do Paraná, e transportadas de caminhão até Morretes, onde o parque está aberto. O Parque vem recebendo visitas de grupos escolas e turistas de todos os lugares.

Se preferir pode fazer o passeio de Trem, confire as dicas.

As maquetes são divididas em várias “fases” da história do Paraná, no total sã0 mais de 110 metros quadrados de história. As construções e monumentos foram feitas de fibra de vidro, borracha, ferro e garrafas pet recicladas, e possuem diversos mecanismos automatizados para demonstrar a evolução da cultura e da economia paranaense.

Há bonecos articulados que lembram os índios que viviam espalhados por todo o território, como os que indicaram o locam em que a então vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais deveria ser fundada; os ciclos econômicos da erva mate, do café e da madeira; os caminhos seguidos pelos tropeiros, como o Viamão – que ia do Rio Grande do Sul para São Paulo; a Guerra do Contestado, entre outros.

Já a outra, as Cataratas do Iguaçu, retratam uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em uma escala 500 vezes menor.

Por fim, a centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá também está retratada no Paraná Encantado Hisgeopar. A estrutura construída pelos irmãos Rebouças, inaugurada em 1885, possui alguns dos principais marcos reproduzidos em miniatura, como o Viaduto Carvalho, os túneis e o trem Maria Fumaça, uma composição com oito metros de comprimento.

Endereço:
O parque temático Paraná Encantado Hisgeopar fica na Rodovia Mario Marcondes Lobo, 70, saída para a Estrada da Graciosa. Abre de segunda a domingo, das 9h às 18h, e os ingressos custam R$ 25 (consulte condições para grupos).
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 99505-7913.

 

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Rafaella Machado
Rafaella Machado
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.
Leave a Comment