Imigração é tranquilo para mulher viajante solo?

Post:
Compartilhe:

A imigração é um dos pontos mais chatos e tensos de todos os turistas que estão indo viajar. Ainda mais quando você esta indo viajar sozinha ou que está viajando para fora pela primeira vez. Bate um desespero, um medo de ser barrada ou acontecer algum imprevisto que não está nos seus planos, mas aqui vou contar todas as experiências que eu tive em todas as imigrações para você passar sem medo mesmo. 

Lembrando que cada país tem suas regras e seus agentes diferentes, mas as perguntas que eles fazem são sempre quase as mesmas. Então, o que você precisa levar para não passar perrengues na imigração:

Documentos

É importante que você leve todos os documentos, de toda a sua viagem ( como reserva de hospedagens, passagens ida e volta, transfer, seguro viagem, seu roteiro, cartões de crédito e etc). Leve tudo em uma pasta organizada, separando tudo por dia, assim, fica mais fácil quando eles perguntarem ou pedirem algum documento para você mostrar. 

Não deixe de checar todos documentos que precisam no site do consulado do país que você esta indo visitar. Como, por exemplo, quais os documentos exigidos para a entrada. Claro que os principais são os mencionados acima, mas, para alguns países, é exigido também o Certificado Internacional de Vacinação. Então, não deixe para última hora para separar todos os documentos que precisa.

Cheguei na imigração

Cheguei na imigração com aquela cara de sono e agora? Agora é o momento de relaxar, ficar calma, passar um batom e aguardar sua hora na fila.  Não precisa ficar nervosa. Se você está com todos os documentos ok, separados na pasta, em ordem e se está entrando no país de forma legal, não tem motivos para eles “barrarem” a sua entrada. 

As perguntas

Seja o mais claro possível. Responda todas as perguntas sendo objetiva, nada de enrolar. Responda apenas o que ele perguntar. Comece a entrevista com um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, sendo educada, e entregue primeiro o passaporte aberto na página do visto para facilitar o agente. Junto com o passaporte, entregue também o formulário de imigração (se você não sabe ainda como preencher, dê uma olhada no nosso post clicando aqui, que tiramos as dúvidas de como preencher o formulário).

Não puxe assunto, não seja abusivo, responda apenas o que o agente perguntar. Geralmente as perguntas são referentes a sua viagem: quanto tempo vai viajar ? O motivo da viagem? Onde irá se hospedar ? Está indo sozinha? E quanto de dinheiro esta levando? Não tenha medo, nem receio de falar que está indo viajar sozinha. Não tem problema nenhum nisso. Pode acontecer do agente fazer a mesma pergunta duas vezes para verificar se você está caindo em contradição, é super normal. 

Se você não fala inglês não tem problema, geralmente, os agente solicitam um tradutor.  

Depois de todas as perguntas respondidas, você ganha um lindo carimbo no seu passaporte e bora curtir a viagem sem medo! 

Experiências na imigração:

Em Londres a imigração foi bem tranquila. O que você não pode esquecer é que para Europa é obrigatório o seguro viagem. O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido), e quatro países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. 

É bom ter impresso sua apólice de seguro viagem, junto com o restante de todos os seus documentos para apresentar na imigração.

Você sabia que nos países europeus o Seguro Viagem é obrigatório? Então, não esqueça e contrate seu seguro pelas Seguros Promo, e ainda garanta 5% desconto com nosso código promocional.

Seguros Promo

Na Rússia a imigração também foi tranquila. Perguntaram onde ia me hospedar, quantos dias estava viajando e qual era meu destino final. Embora sendo um país que não fala inglês, nem português, os agentes falavam inglês, então, foi bem tranquilo.

Na Finlândia a imigração foi bem tranquila. Com sorriso no rosto, o agente perguntou se eu estava indo visitar o papai noel e quanto tempo ficaria. Foi super simpático! Acho que ele percebeu a minha felicidade estampada no rosto de estar indo para a casa do St Claus. 

No Atacama, por ser em um país que faz parte do Mercosul, só perguntaram quantos dias eu iria ficar e carimbaram o passaporte.

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Postado por:
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.

8 Comments

  • Muito bom ler esse relato. Sempre importante estar com todos os documentos em dia e corretos, mas a questão da imigração pode ser problemas para todo mundo. Nunca me atentei se poderia ser mais difícil para uma mulher viajante solo.

  • Ahhh, essa imigração que ataca a gastrite de vez em quando rs. Mas realmente depois da primeira vez, todas que passei foram mais tranquilas. Inclusive uma vez nos Estados Unidos o agente fez apenas uma pergunta para mim: se eu dançava rs Vai entender. Achei que eu tinha ouvido errado mas ele até gesticulou depois. Muito bom seu post, vou passar para umas amigas que estão nervosas.

  • Gostei muito sobre o post se imigração é tranquilo para mulher viajante solo. Sempre dá um frio na barriga, mas como você disse se tiver todos os documentos certinho não precisa ter medo. Já passeio por imigração sem me perguntarem nada, já passei sendo encaminhada para salinha para olhar a mala. Enfim, mantendo a tranquilidade tudo corre bem.

  • Nunca passei pela imigração sozinha mas mesmo com meu marido, em nossa primeira vez em Londres foi bem tenso, todo mundo foi passando e a gente ficando, a mulher fazendo mil perguntas, pedindo para ver documentos, foi bem tenso.

  • A minha primeira vez em Portugal eu pensei que ia morrer de tanto nervoso e de tantas perguntas ridículas que o cara da imigração no Porto faziam. Claramente eles desconfiaram de mim sei lá pq. Depois disso nunca mais tive problemas.

Deixe seu comentário


JÁ ME SEGUE NO INSTA? @viajandosemmedo