Qual a melhor época para visitar o Salar de Uyuni?

Visitei o Salar de Uyuni em março, em uma época excelente, mas você deve estar se perguntando se pode ir em outra época, certo? Ou qual a melhor época para visitar o Salar de Uyuni? 

É difícil determinar a melhor época para visitar o Salar de Uyuni, pois cada época tem suas particularidades, aspectos positivos e negativos. O importante é entendermos quais são as condições climáticas de cada estação do ano e, assim, viajarmos preparados para que tudo seja perfeito.  

Conheça o hotel de Sal que nos hospedamos e garanta os melhores preços no Atacama. 

Mas, onde fica o Salar de Uyuni? Algumas pessoas acreditam que o salar está no próprio Atacama ou dentro do território chileno. O salar está próximo à região da fronteira com o Chile, a sudoeste da Bolívia e a 30km da cidadezinha de Uyuni, ao norte da Argentina e ao sul do Peru. Essa área corresponde ao altiplano andino, um planalto elevado no meio da zona central da Cordilheira dos Andes, onde a altitude média é de 3.000 metros.

Qual melhor época para visitar o Salar ?

No Salar de Uyuni existem duas estações relacionadas as chuva frequentes. A época seca se estende na maior parte do ano. Durante toda essa época você encontra uma planície de sal gigantesca, onde percorre-se quilômetros e quilômetros, por horas, e ainda se ver rodeado daquela imensidão branca, com sal por todos os lados. Essa é a melhor época para fazer aquelas fotos divertidas com perspectiva, criando cenas criativas.
Os meses mais quentes do ano inauguram a época chuvosa. As chuvas acontecem de janeiro a março, mas muitas vezes as tempestades na Bolívia começam a cair já em dezembro. Dependendo da pluviosidade, março pode já não chover tanto. Nessa época acontece o gigantesco espelho d’água, um fenômeno indescritível onde o salar fica espelhado e reflete todo o céu, as nuvens e até as estrelas à noite. Muitas vezes, sequer podemos avistar no horizonte onde termina o céu e onde começa a terra.

O visual é lindo demais, mas precisamos ter muito cuidado. Nessa época o tour pelo Salar de Uyuni as vezes não acontece devido à grande quantidade de água que se forma em algumas partes impossibilitando a passagem dos carros e chegada na famosa a Isla Incahuasi, com gigantescos cactos milenares. O acesso para as hospedagens de sal também é limitado.

O que não pode esquecer de levar para Uyuni?

Protetor Solar e casacos.

Devido a altitude e as baixas as temperaturas à noite, de madrugada e nas primeiras horas da manhã, é imprescindível um bom casaquinho para esquentar. 

Como chegar até o Salar ?

Para chegar ao Salar de Uyuni fiz o passeio pela agência FlaviaBia Expediciones. Levamos de 3 a 4 dias. Foi um verdadeiro bate-volta, com muitas aventuras e com direito a paisagens lindíssimas que valeram muito a pena. 
De carro partindo do Atacama, no Chile, levamos umas 6h ou 7h, entre as diversas paradas, que incluíam a imigração|duanas, almoço e para conhecer lagunas incríveis e lugares muito bonitos.
Vale muito a pena esse passeio.
Outra maneira também de chegar ao Salar é de avião pela Bolívia.

Passei mal por conta da altitude?

Muitas pessoas me perguntaram se eu passei mal por conta da altitude. A verdade é que em toda a viagem que eu faço sempre levo um kit emergência bem poderoso, com remédios super indicados pelos meus médicos, para prevenir de todos os sintomas que possa ter na viagem. Além dos remédios importantes, não deixo de contratar um bom seguro viagem para possíveis imprevistos que possam ocorrer na viagem.Seguros PromoEm alguns dias, por conta da altitude, tive leves dores de cabeças e as vezes enjoos, mas tomei os remédios indicados pelos meus médicos e os sintomas passaram na mesma hora, então foi super tranquilo.

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Rafaella Machado
Rafaella Machado
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.
Leave a Comment