Roteiro de 5 dias em Curitiba

Meus viajantes queridos, se você pode esticar um pouco a viagem para Curitiba, então nada melhor que dicas incríveis por 5 dias na região. Um lugar que é uma graça, organizada, limpa, aproveitamos nossos dias para explorar toda a cidade, e não é novidade que já queremos voltar pois nós somos apaixonados e temos a certeza que você também vai se encantar.
Curitiba, a capital do Paraná, é uma cidade linda, romântica e um destino super econômico. Inúmeros passeios na cidade são gratuitos. Durante todos os dias fizemos passeios imperdíveis, possíveis para conhecer diversas atrações e aproveitar bem a cidade.

Com um sistema de transporte público muito bom e funcional, você pode conhecer grandes pontos turísticos com ele, uma linha de turismo espetacular você pode embarcar em um ônibus double decker com um roteiro passando por diversos pontos principais como: parques, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memorias e o recém formado mercado municipal. 

Reserve já o seu hotel em Curitiba e garanta os melhores preços!

Roteiro de 5 dias em Curitiba

Dia 1 – Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e Parque Tanguá

Se preferir não depender de ônibus/uber: Alugue um carro e faça todo o seu roteiro com mais tranquilidade e conforme por Curitiba. (Alugue um carro para sua próxima viagem aqui).

Jardim Botânico – Uma das paradas que eu considero mais lindas da cidade, o principal cartão postal, com entrada e estacionamento gratuito. Inspirado nos jardins franceses, a estufa em estrutura metálica abriga diversas espécies botânicas de referencia nacional.
Museu Oscar Niemeyer, conhecido como o Museu do Olho, inaugurado em 2002 projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A entrada do museu custa R$20,00 por pessoa, com obras de diferentes artistas, vale a pena para quem gosta. O estacionamento é pago e o valor é tabelado.

Parque Tanguá – Excelente para curtir o Pôr do Sol e passar o final da tarde, as margens do Rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia.
(uma dica: Não esquecer de levar aquele casaquinho pois as previsões por Curitiba são imprevisíveis).

Contrate

Dia 2 – Passeio a Morretes de Trem com a Serra Verde Express

Um dos passeios mais encantadores do mundo sobre uma ferrovia do tempo do Império, construída há mais de 130 anos entre as espetaculares montanhas da Serra do Mar paranaense. A Serra Verde Express te leva para essa aventura até a cidade de Morretes.
Morretes foi fundada no início do século XVIII, com diversos casarões e igreja como a Nossa Senhora do Porto construída em 1849 e a de São Benedito construída em 1865.

Você pode conhecer Morretes por diversas formas: Ir ou Volta de trem/carro. Nós fizemos a ida de van e a volta de trem. Escolhemos para passar o dia pela cidade de Morretes, aproveitamos e almoçamos por lá. 

Na ida de van tivemos duas paradas: a primeira foi na Vista do e a segunda no Parque Temático Hisgeopar que conta a história e geografia do Paraná em Miniatura. Um espaço diferente e encantador, representando a história do estado com réplicas realísticas e bem humoradas com dezenas de bonecos e animais em movimentos interagindo com os visitantes, demonstrando todos os ciclos econômicos além de réplicas fieis de engenhos, moinhos, serrarias. Conta também toda a história de trem da ferrovia a Paranaguá, a barragem de Itaipu Binacional (maior usina hidrelétrica do mundo) submergindo as Sete Quedas  (maior cachoeira em volume de água do mundo).

Sugestão para um delicioso almoço: Restaurante Madalozo onde experimentamos o famoso Barreado com frutos do mar.

Dicas do passeio a Morretes e a famosa gastronomia da região.

Dia 3 – Mercado Municipal de Curitiba e Centro

Podemos encontrar iguarias do mundo todo e o, Mercado de Orgânicos, primeiro do Brasil conta com produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos. Atualmente contam com 196 comerciantes que atendem 362 unidades comerciais, que vão de boxes de frutas e verduras à comestivos, presentes e vestuário.  Tornando-se também um grande espaço para alimentação com diferentes praças que oferecem do tradicional pastel com pingado a elaborados pratos preparados com comidas típicas da região.

Pelo Centro você pode visitar a Praça da Liberdade, junto a antiga prefeitura. 
Praça Tiradentes, o marco zero da cidade onde fica a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, padroeira de Curitiba. 
Rua das Flores o primeiro calçadão do Brasil onde concentra flores, cafés junto com a Avenida Luiz Xavier, a menor avenida do mundo próximo ao Palácio Avenida cenário de espetáculos de Natal.
Rua 24hs, um charmoso endereço para quem busca gastronomia pela região, a maioria das lojas funcionam até as 22hs.

Dia 4 – Visita guiada a Arena da Baixada Clube Atlético Paranaense e Ópera de Arame

Um passeio bem diferente do tradicional que estamos acostumado em nossas viagens, mas valeu super a pena. Conhecer toda a história do Clube Atlético Paranaense, além de visitarmos onde tudo acontece em dias de jogos como: arquibancadas, setor vip, tribuna, camarotes, transmissão, sala de imprensa, vestiários com certeza é uma experiencia incrível.

Você sabia que as entradas dos torcedores contam um sistema biométrico (em parceria com o Detran), sendo assim um sistema muito seguro e que pode identificar torcedores proibidos pela justiça de frequentar jogos de futebol em estádios.

Seu teto retrátil passou a ser o primeiro estádio da América Latina e o primeiro do hemisfério sul a ter esta tecnologia para estádios de futebol. Se o tempo estiver normal em Curitiba, o que é raro, o tempo de fechamento ou abertura total do teto é de 25 minutos! O que mais me impressionou foi a limpeza e o gramado ser de sintético com ótima qualidade, na verdade todo o material é importado da Itália à base de fibras naturais e orgânicas (gelfio). Ele parece com uma grama natural e foi aprovado pela FIFA.

Detalhes de como foi a visita guiada a Arena da Baixada 

Ópera do Arame – Um teatro onde a natureza faz parte do cenário com lagos, vegetação típicas e cascata e ainda compõe o Parque das Pedreiras, junto com a Pedreira Paulo Leminski, e um espaço ao ar livre para médios/grandes eventos. Junto ao piso inferior um agradável café/almoço para curtir com família e amigos. 

Foto: Orlando Kissner/SMCS

Dia 5 – Torre Panorâmica, Parque Tingui/Memorial Ucraniano 

Torre Panorâmica – Suporte de Telefonia Celular, inaugurada em 1991, com um mirante a 109,5 metros de altura, para uma visão de 360 graus de Curitiba e dos contornos da Serra do Mar. Na entrada da torre está o Museu do Telefone.

Parque Tingui/Memorial Ucraniano – Construído em uma faixa de preservação junto ao Rio Barigui, e hoje abriga o Memorial Ucraniano com museu instalado em uma igreja de madeira, réplica existente no interior do Paraná. Possui um portal, campanário, palco, mirante, lojas e um monumento em forme de pêssanka.

Foto: Waldes Oliveira

 

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Rafaella Machado
Rafaella Machado
Olá! Eu sou Rafaella Machado. Sou apaixonada por fotos e viagens. São muitas histórias e desafios para contar, porque eu Viajo Sem Medo! Vem com a gente se você ama desafios.
Leave a Comment