Conhecendo a Serra do Rio do Rastro e os Cânions de Santa Catarina

Em novembro, participamos do primeiro encontro de blogueiros no Sul, o Rota Sulum Roteiro muito organizado e elaborado pelos blogueiros da região: Mapa na mãoViajando em 3 2 1, e Casa de Doda. Nesse Roteiro passamos pelas cidades de Nova Veneza, Orleans, Criciúma e a maravilhosa Serra do Rio do Rastro.
Os passeios pela Serra do Rio do Rastro e Cânions de Santa Catarina foram guiados com a empresa Tribo da Serra Ecoturismo. Super recomendamos! A Tribo da Serra é uma operadora de ecoturismo que atua nas principais cidades da Serra Catarinense: Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim. Com vários pacotes que atendem todos os tipos de turistas diversificando em 2, 3 ou 4 noites.

A famosa Serra do Rio do Rastro – já estava com saudades da sua vista – tantos momentos maravilhosos da infância que passei por ali… Logo na subida olhando pela janela, relembrei da minha infância e me emocionei algumas vezes. Saudades de toda a família unida, momentos inesquecíveis que vivi, e hoje conto a vocês a maravilhosa experiência que tive desse lugar que adoro.  A Serra é famosa no inverno por diversas atrações, viajantes curiosos curtindo o final de semana na serra, no frio. O caminho para São Joaquim, um lugar apaixonante que eu amo, e tenho ótimas recordações que irei contar para vocês toda a experiência em outro post.

Serra do Rio do Rastro é uma excelente pedida para viagens em família ou casal que quiser sair da rotina e se divertir na serra e dormir em alguma pousada.
Localizada no município de Lauro Müller, no sul do estado e é cortada pela rodovia SC-390.

Suas curvas acentuadas em todo o percurso da serra torna um dos cenários mais lindos e paisagens maravilhosas.

Algumas curvas sendo bem fechadas, então o cuidado tem que ser redobrado, alguns caminhões e carros maiores não conseguem fazer algumas curvas na própria pista, e acabam tendo que invadir a pista contrária.
Escolha um bom dia para conhecer a serra, pois o dia que tiver neblina ou chuva pode ser tornar bastante perigosa.

Uma parada obrigatória é no Mirante, pois rende muitas fotos lindas, com vista panorâmica de toda a subida da serra.

No mirante você também vai encontrar uma loja de artesanatos(com algumas coisas da região), e uma cafeteria chamada Mensageiro da Montanha onde também vende artesanatos e biscoitos.

 

Logo após a entrada do Mirante da Serra do Rio do Rastro.

Com a Tribo da Serra Ecoturismo visitamos o Cânion da Ronda. O passeio começa com uma pequena caminhada de uns 3km até chegar a borda do cânion, além do cânion deslumbrante possuem também o Parque Eólico. O passeio completo dura em média 2h. Além desta trilha, a empresa também oferece outro passeio que inicia neste cânion, através do Parque Eólico, e vai até a Cachoeira. Este passeio se chama Caminho dos Ventos.

 


Almoçamos na Churrascaria Tropeiro, uma churrascaria bem conhecida na região, a 6km do Mirante da Serra do Rio do Rastro. A Churrascaria tem um visual lindo, com uma parte toda de vidro e mesas com vista para a natureza. A comida é deliciosa! O buffet com diversas opções: carne seca, massa, lasanha, bastante salada. As carnes são servidas na mesa como: coração, alcatra etc.
O valor do buffet é em torno de R$50,00 por pessoa com direito a espeto corrido.

Depois descemos a Serra do Rio do Rastro de volta para Criciúma, na descida, vale a pena dar uma paradinha básica no Mirante Rota da Cerveja.

Apoio:

Curtiu o nosso review sobre Serra do Rio do Rastro e Cânions da região?
Deixe aqui o seu comentário e compartilhe com outros viajantes a experiência!

VIAJE SEM MEDO ...

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Não é cobrado nada a mais por isso e ainda ajuda o Viajando Sem Medo a produzir mais dicas de qualidade! Então, ajude o nosso Blog e vamos reservar?

Hospedagem: Booking

Seguro Viagem: Seguros Promo

Chip Internacional: America Net Mobile

Aluguel de Carro: Rentcars

Aluguel de Malas: GetMalas

8 Comentário(s)

  • Gaia says:

    Que lugar mais lindo!! O Brasil tem cada cantinho incrível escondido por aí… Acabei de incluir este na minha bucket list que aumenta a cada dia.

  • Aninha Lima says:

    Eu já tinha visto um post sobre Canyon e me encantei, mas as suas fotos deixam ainda mais claro como a vista é magnífica!!! Adorei conhecer, já quero ir também!!!

  • que encontro maravilhoso, deve ter sido uma experiência única viajar por lugares tão lindos e com companhias tão agradáveis, os cânions dessa região são de tirar o fôlego.

  • Lugar incrível. O passeio vale a pena ser feito. O encontro foi um arraso. Já quero voltar para Santa Catarina com mais tempo.

  • Nossa, que linda essa estrada! Eu não sabia que tinha um caminho desse tipo no Brasil, muito bom post.

  • Que paisagens tão bonitas que mostras neste artigo. Nunca tinha ouvido falar da Serra do Rio do Rastro e Cânions de Santa Catarina, região muito bonita. Parabéns pela iniciativa de bloggers para conhecer estas paragens!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *